Aveia, um cereal que serve para tudo

Talvez uma das melhores maneiras de começar o dia é comer uma tigela cheinha de farinha de aveia quente. A aveia contém um mix, de proteínas a carboidratos que ajudam você a se manter.  Uma ótima, e gostosa, opção para manter sua saúde de ferro é comer uma tigela de aveia por dia.

A aveia possui muitas fibras e, apenas, um copo contém mais de 10 gramas puras de proteína. Isso permite que seu organismo se sinta mais saciado, reduzindo a vontade comer e fazer lanchinhos. Com sal ou açúcar, comer aveia é o jeito certo de começar o dia. A aveia é um baú de nutrientes, que pode ser aplicada topicamente, com facilidade, para vários tratamentos caseiros.

Vejamos agora os benefícios da aveia e como podemos incorporá-la em nossa dieta diária.

O que é a aveia?

A aveia (Avena sativa) é, basicamente, um cereal, do qual as sementes são comestíveis e são conhecidas pelo mesmo nome. Este cereal, originário da Escócia, além de ser consumido por humanos quando cozido, é usado para também alimentar rebanhos. A aveia é algo tão tradicional da Escócia, que lá o mês de janeiro foi declarado como o mês nacional da aveia.

A aveia é diferente do trigo, pois o pé de aveia cresce muito distante das sementes, enquanto o trigo é um tipo de grama. A maioria dos cereais contém glúten e a aveia não é excessão. Entretanto, o glúten encontrado na aveia, conhecido como Avenina, é diferente daquele que está no trigo e pode ser tolerado por algumas pessoas com doença celíaca.

Os benefícios da aveia

Benefícios da aveia para a saúde

1-Saúde em geral

A aveia rolada contém uma contagem maior de proteínas do que outros tipos de cereais. Ela contém fitoquímicos que protegem ativamente o corpo de várias doenças crônicas. Um equilíbrio saudável de ácidos-graxos permitem longevidade e boa saúde. Além disso, a aveia rolada está cheia de minerais e vitaminas essenciais, como o ácido-fólico, vitamina “E” e tiamina.

Estudos revelaram que o beta-glucan contido na aveia rolada possui a capacidade de controlar infecções bacterianas no corpo e prevenir sua formação. Trocando em miúdos, aveia rolada aumenta a imunidade, terminando por melhorar tanto a saúde quanto a longevidade.

2-Propriedades anticancerígenas

Similar a outros grãos e vegetais, a aveia contém uma boa quantidade de fitoquímicos. Acredita-se que estes fitoquímicos previnem a ocorrência de câncer, especialmente o de mama. Estudos e pesquisas provaram que uma dieta rica em fibras controla secreção de estrogênio nas mulheres, logo reduzindo o risco de câncer de mama.

3-Açúcar no sangue

A aveia rolada é rica em beta-glucanos, uma fibra solúvel que se transofrma em gel durante o processo de digestão. Este gel aumenta a viscosidade da comida no estômago e intestino delgado. Como resultado o período de digestão é aumentado, ocasionando uma absorção prolongada dos carboidratos. Desta forma, a aveia rolada ajuda a evitar grandes alterações nos níveis de açúcar do sangue.

4-Pressão sanguínea

Comer uma boa porção de aveias roladas diariamente pode facilitar o controle da pressão sanguínea. Isso também ajuda a reduzir a necessidade de medicação contra a hipertensão em certos casos. A pressão alta pode causar sérios riscos à saúde, assim sendo, torne a aveia uma parte essencial da sua dieta para manter sua pressão sanguínea em níveis saudáveis.

5-Controle de peso

Conforme mencionado acima, as fibras solúveis presentes na aveia facilitam uma digestão lenta e absorção prolongada dos nutrientes. Isso ajuda você a se sentir saciado por maiores períodos de tempo, prevenindo o risco de comer demais e auxiliando no combate à obesidade.

6-Digestão saudável

A aveia rolada ajuda a ter uma digestão saudável através de suas fibras insolúveis. Estas fibras trabalham limpando os intestinos, carreando consigo todos os restos e evitando a constipação. Além disso, pessoas que sofrem de refluxo gastresofágico (DRGE) podem se beneficiar muito do consumo de aveia. A aveia, sendo baixa em calorias totais, ajuda a controlar os sintomas do DRGE, como a queimação.

7-Função intestinal

A alta contagem de fibras na aveia facilita um funcionamento regular e saudável dos intestinos. A aveia contém uma boa quantidade de fibras solúveis, bem como insolúveis. Uma vez que as fibras insolúveis não se dissolvem na água, seus sucos são absorvidos através da textura esponjosa. Desta forma, a aveia deixa as fezes mais pesadas e aumenta o ritmo de sua passagem pelos intestinos, aliviando a constipação.

8-Reduz o colesterol

Dentre uma variedade de grãos, a aveia é o que carrega maior quantidade de fibras solúveis. No processo digestivo, ela se torna uma substância com estrutura semelhante a um gel, que transita no trato intestinal levando consigo várias substâncias, inclusive aquelas que aumentam os níveis de colesterol no sangue.

9-Desempenho atlético

Assim como outros cereais, a aveia é uma rica fonte de carboidratos. Estes carboidratos dão ao corpo as calorias necessárias ao corpo. Estudos específicos dizem que a aveia altera o metabolismo de forma favorável. Comer aveia de 45 minutos à 1 hora antes de se exercitar melhora o desempenho.

10-Equilibra os níveis de açúcar no sangue

Pessoas que tentam melhorar ou reduzir seu índice glicêmico deveriam comer aveia cortada diariamente. Especialmente as diabéticas, que estão constantemente buscando por maneiras de controlar seus níveis de açúcar no sangue deveriam consumir aveia cortada diariamente para obter resultados positivos. O índice glicêmico, trocando em miúdos, mede a extensão em que os carboidratos aumentam os níveis de glicose no sangue. Itens alimentares com alto índice glicêmico resultam em abruptas subidas nos níveis de açúcar no sangue, onde comidas, como a aveia cortada, ajudam a manter um nível mais balanceado de glicose no corpo.

Benefícios da aveia para a pele

Além de ser consumida, a aveia selvagem teve um importante papel no cuidado com a pele. Existem evidências de que os grãos eram usados em 2.000 A.C. pelos egípcios e árabes, buscando uma pele melhor. Banhos de aveia eram muito usados também pelos gregos e romanos, como unguentos para curar a pele. Alguns benefícios da aveia para a pele são os seguintes:

11-Tratamento da acne

A aveia cozida é um ótimo remédio natural para tratar a acne.

                Modo de usar:

Ferva um pouco de aveia até amolecer e deixe esfriar por 15 minutos. Aplique diretamente na área afetada e lave depois de 10 minutos. Esta aveia cozida irá absorver o excesso de óleo e bactérias da pele, esfoliar as células mortas, assim ajudando no combate à acne.

12-Remove o ressecamento e desidratação

A aveia é muito eficaz quando combate o ressecamento e esfarelamento da pele, uma vez que ela contém polissacarídeos, composto que a faz tornar-se gelatinosa na água. Assim, ela forma uma fina camada protetora quando aplicada sobre a pele. Este cereal é ideal para combater sintomas de pele ressecada como a coceira, irritações, descamação e etc.

                Modo de usar:

Para se livrar do ressecamento você pode fazer uma máscara facial, misturando uma banana amassada com um copo de aveia moída, adicionando um pouco de leite morno. Mexa bem a mistura e aplique em todo o rosto, deixando agir de 10 a 15 minutos. Lave com água fria. Isso irá ajudar a repor a umidade da pele, mantendo-a macia e hidratada.

13-Hidratante para a pele

A aveia age como um umidificador natural, removendo as células mortas da pele. Ela contém beta-glucano, substância que forma uma fina camada sobre a pele enquanto penetra profundamente nos poros, provendo aquela hidratação tão necessária à sua pele. Ela melhora a taxa de cura das células, bem como no desaparecimento de marcas, abrasões, aumentando também os depósitos de colágeno e ativação da imunidade das células da pele.

                Modo de usar:

Você pode juntar dois copos de aveia, uma colher de mel e um como de leite para hidratar sua pele e relaxar seu corpo. Remova com água morna após 10 minutos.

14-Alivia a coceira

A aveia possui propriedades anti-inflamatórias que são perfeitas para todos os tipos de pele. Ela é clinicamente eficaz na cura do ressecamento e coceira da pele.

                Modo de usar:

– A aveia moída em pó é conhecida como aveia coloidal. Este pó pode ser misturado com água morna, formando uma pasta grossa, que ao ser aplicada sobre a pele com coceira provê um alívio imediato daquela coceira intensa.

– Um banho de aveia também é muito eficaz em curar vários problemas de pele, incluindo a coceira da pele ressecada. A aveia pode ser usada para no alívio da neurodermatite, uma doença de pele caracterizada por pele inflamada e coceira.

15-Clareamento da pele

A aveia é largamente conhecida por seus efeitos no clareamento da pele, bem como na melhora do tônus, textura, e em igualar as áreas manchadas. Este efeito da aveia é amplamente utilizado na cosmetologia, podendo o grão ser encontrado em inúmeros produtos para cuidado da pele, tais como esfoliantes corporais, sabonetes, cremes esfoliantes e loções gerais de grandes marcas.

16-Tratamento para hera venenosa ou catapora

A aveia vem sendo usada há milhares de anos para tratar eczema, hera venenosa, mordidas de insetos e infecções de pele, graças à suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticoceira.

                Modo de usar:

– Para aliviar a coceira causada pela hera venenosa, catapora ou até mesmo queimadura solar, coloque aveia moída ou aveia em pó em uma fralda, amarrando as pontas (fazendo um saquinho). Vá mergulhando esse saco em uma bacia de água morna, aplicando-o sobre a área com coceira, sempre renovando a água para manter a fralda molhada e morna. Esfregue com cuidado sobre a área afetada, o alívio não demorará a vir.

17-Agente natural de limpeza da pele

A aveia possui agentes naturais de limpeza, chamados de saponinas que podem remover a sujeira e óleo dos poros sem causar irritação. Após o tratamento, ela deixa a pele macia, sedosa e com poros reduzidos. A aveia pode fazer parte do seu regime de cuidado com a pele, uma vez que é eficaz na remoção de células mortas que se amontoam nos poros.

                Modo de usar:

– A aveia pode ser mergulhada na água para preparar o leite de aveia, que é um tonificante e agente natural de limpeza. Você pode guardar esse leite em uma garrafa na geladeira e aplicar com uma bola de algodão sobre o rosto para suavizar e amaciar a pele.

– O farelo de aveia também é eficaz em limpar a pele e poros. Coloque ½ copo de grãos de aveia ou aveia rolada em um pano e amarre, fazendo um pequeno saco. Coloque esse saco na água e esprema o saquinho até o leite de aveia sair. Essa solução pode ser usada no seu corpo ou rosto no lugar do sabonete para uma limpeza moderada.

18-Proteção da pele

As proteínas presentas na aveia ajudam na manutenção da barreira natural que protege a pele até mesmo de fortes agentes químicos. Ela também protege a pele contra condições como a eczema, rosácea e irritações. As gorduras lubrificantes encontradas na aveia são ótimos agentes hidratantes que provém uma camada protetora, que combate até mesmo raios UV, sobre a pele.

Benefícios da aveia para o cabelo

A aveia também é ótima para o cabelo. Quando aplicada topicamente, ela pode deixar seu cabelo forte e macio. Veja a seguir como a aveia pode ser extremamente benéfica para seu cabelo:

19-Tratamento para coceira e couro cabeludo ressecado

A aveia é um umidificador e hidratante natural que pode ser aplicado no cabelo para se livrar do ressecamento e coceira. Ela faz com que o cabelo fique brilhante e macio, sendo muito utilizada em shampoos. Para utilizar, faça uma pasta de aveia em pó com leite e aplique no cabelo, massageando bem o couro cabeludo. Remova após alguns minutos com água morna, enxaguando bem.

20-Tratamento para a caspa

A aveia pode ser combinada com outros ingredientes e aplicada no cabelo antes de passar shampoo para lavar, isso irá ajudar a você se livrar da caspa.

21-Remove o excesso de óleo e sujeira

A aveia limpa o escalpo removendo o excesso de sebo, óleo e sujeira acumulados no couro cabeludo. Uma boa ideia é usar uma pasta grossa antes de lavar, assim você obterá melhores resultados.

22-Combate à queda de cabelo

A queda de cabelo pode ocorrer devido a vários motivos, como a alopecia, tratamentos químicos, desequilíbrio hormonal e à falta de cuidado geral com a saúde. A má nutrição, que ocorre quando existe deficiência de vitaminas e minerais, é uma das maiores causas da queda de cabelo. A aveia contém altos níveis de zinco, ferro, magnésio e potássio, substâncias que promovem o crescimento capilar. Uma refeição composta de aveia, frutas e abóbora, é uma boa fonte de vitamina C, A e de outros minerais que auxiliam tanto na prevenção da queda quanto no crescimento dos cabelos. O uso de alimentos que possuem vitamina C evita o escorbuto, doença que também pode causar a perda de cabelo. Já a vitamina A, promove o desenvolvimento e manutenção dos fios.

23-Ótima para cabelos loiros

A aveia moída pode ser um excelente shampoo seco para cabelos loiros. Tudo o que você precisa fazer é esfregar um pouco de aveia moída no seu couro cabeludo e tirar o excesso com uma escova. O resultado é ótimo.

Como selecionar e armazenar a aveia?

 

Seleção

É essencial selecionar apropriadamente o produto para garantir que você consiga o máximo dos benefícios deste cereal incrível.

– É aconselhável comprar aveia em pequenas quantidades, pois este grão possui um teor de gordura maior que outros grãos, o que faz com que ele apodreça mais rápido.

– Hoje em dia, você pode comprar aveia em tanto em pequenos pacotes quanto em grandes quantidades.

– Quando comprar aveia, sempre procure pela listagem de ingredientes no verso da embalagem e garanta que o produto não está adicionado de sal, açúcar e outros aditivos.

– Sempre prefira comprar aveia rolada ou aveia a partir de lojas de produtos naturais. Quando for comprar grandes quantidades, se certifique de que os pacotes são bem fechados e livres de qualquer dejeto ou umidade. A loja deve ter um produto livre desses problemas, pois assim você pode garantir que o produto está fresco, fechado e com todas as suas qualidades asseguradas.

Armazenamento

– O estoque adequado também é um fator vital para assegurar que o produto mantenha seu sabor e qualidade até o momento do uso.

– A aveia rolada, como todos os outros grãos, deve ser mantida em um recipiente selado para prevenir umidade e a proliferação de agentes externos como vermes, mofo e etc.

– A aveia deve ser armazenada em um recipiente escuro e em local fresco por até três meses, ou sob refrigeração por até seis meses.

– O farelo de aveia contém alta concentração de óleos, então deve sempre ser guardado em local refrigerado.

– A farinha de aveia possui uma vida útil um pouco maior na prateleira quando em comparação com a farinha de trigo, uma vez que a aveia possui um antioxidante natural que previne o vencimento do produto.

– A farinha de aveia deve ser refrigerada e usada dentro de três meses. Garanta que o uso de sua aveia seja feito antes da data de vencimento estampada na embalagem.

Dicas de uso (Como comer e cozinhar)

A aveia é bem versátil e pode ser comida tanto cozida quanto crua. A aveia crua é um pouco mais difícil de mastigar, podendo ser mais interessante cozinhá-la para amolecer o produto. Alternativamente, você pode conseguir uma textura um pouco mais mole ao mergulhar um copo de aveia crua em dois copos de água, deixando descansar por duas horas. Esta aveia crua pode ser batida com água para o consumo. Abaixo estão mais dicas sobre como comer e cozinhar os diferentes tipos de aveia encontrados no mercado.

Aveia cortada: Esta variedade é considerada ideal para o café da manhã, ela consiste, basicamente, em grãos inteiros secos e cortados. Esta aveia cortada é bem grossa, então uma opção é mergulhá-la em água quente, deixando descansar durante a noite, cozinhando pela manhã para fazer um café da manhã branquinho, bom de mastigar e com o grão inteiro. Esse resultado mergulhado de um dia para o outro também pode ser batido pela manhã, conferindo todos os benefícios nutritivos do grão.

Aveia instantânea: Esta variedade está largamente disponível em lojas e mercados, disponibilizada em pequenos pacotes é considerada menos nutritiva devido à adição de açúcar e outros produtos. A aveia instantânea possui uma consistência de farinha, pois o grão foi altamente processado, vaporizado, rolado, desidratado e torrado. Entretanto, esta variedade é fácil de misturar e pode ser cozinhada em um ou dois minutos. Sempre prefira a aveia instantânea comum ao invés das saborizadas, pois estas contém um alto nível de açúcar em sua composição.

Pão de aveia: Preparado com farinha de aveia, o pão de aveia é extremamente nutritivo e tão gostoso quanto qualquer outro. Você pode, até mesmo, tentar fazer seu próprio pão de aveia em casa.

Biscoitos de aveia: Estes deliciosos biscoitos são a perfeita combinação de gosto e nutrição. Eles podem ser consumidos com manteiga de amendoim ou gotas de chocolate, criando assim um ótimo lanche. Esta variedade é a preferida das crianças.

Farelo de aveia: O farelo de aveia é, basicamente, aveia moída com sua casca. Esta variedade é particularmente de difícil digestão e deve sempre ser mergulhada em água antes do uso. É costumeiro adicionar essa variedade em shakes e sucos, criando bebidas fibrosas e nutritivas.

Cozinhando a aveia

A aveia cozida é levemente mais doce do que a crua. Diferentes variedades de aveia precisam de métodos culinários diferentes, que gastam duração de cozimento igualmente diferente.

– A aveia rolada leva por volta de 15 minutos para cozinhar, onde a aveia cortada precisa de aproximadamente 30 minutos para o mesmo nível de cozimento.

– Os grumos de aveia, que consiste do grão que apenas teve sua casca retirada, sendo mais duros, precisam ainda de mais tempo e água, podendo ser cozidos em 50 minutos. A melhor maneira é adicionar a aveia à água fria e ferver. Este grão pode ser incluído em diferentes pratos deliciosos.

– Uso como lanche: A aveia pode ser adicionada em shakes ou vitaminas para criar um lanche nutritivo que acaba com aquela fome fora de hora.

– Café da manhã nutritivo: Uma tigela de aveia quente com frutas e nozes pode ser um café da manhã muito nutritivo e delicioso.

– Como agente para engrossar a sopa: A farinha de aveia pode ser usada no lugar do amido de milho para engrossar molhos e sopas. Você pode adicionar enquanto a sopa está sendo aquecida para torná-la mais grossa. Ela também pode substituir a farinha de rosca.

– Como cobertura para frituras: Você pode usar a farinha de aveia como cobertura para fritar salgados ou tofu. O tofu pode ser mergulhado no leite e depois na aveia, dando uma casquinha muito crocante após a fritura.

– Para fazer panquecas ou mingau: A aveia pode ser usada para fazer panquecas ou mingau. Para isso, você pode mergulhar a aveia que usará na noite anterior, deixando dormir na geladeira, podendo comer o resultado direto no próximo dia, sem cozimento.

– Como cobertura em cereais matinais: O farelo de aveia pode ser esparramado sobre seu cereal matinal, seja ele quente ou frio.

– Fazendo pães, massas ou bolinhos: Você pode usar a aveia inteira ou sua farinha para fazer pães e bolinhos. Como este produto é bem flexível, a aveia pode repor as comidas processadas, tornando muito mais fácil a vida na hora de fazer massas, bolinhos e croissants.

Assim sendo, podemos ver que a aveia é uma “super comida”, que pode ser uma opção nutritiva e saudável para todas as refeições e lanches. Então, se puder, tente incluir a aveia na sua dieta diária e dê adeus à suas preocupações. Fique em forma e fique saudável!

Compartilhe a ecologia!