Os feijões brancos, e suas variantes, possuem excelentes benefícios para a saúde. Carregados de antioxidantes, eles são carregados do mineral desintoxicante molibdênio. Eles também são uma boa fonte de fibras e proteínas, apresentando um baixo índice glicêmico.

Os benefícios do feijão branco para a saúde

Os feijões brancos, e suas variantes, possuem excelentes benefícios para a saúde. Carregados de antioxidantes, eles são carregados do mineral desintoxicante molibdênio. Eles também são uma boa fonte de fibras e proteínas, apresentando um baixo índice glicêmico.

Eles produzem inibidores de alfa-amilase, composto que ajudam a regular o depósito de gorduras no corpo. Além disso, o feijão branco possui um suprimento decente de magnésio, um mineral com vários benefícios para a saúde.

Propriedades desintoxicantes do feijão branco

O feijão branco é um dos alimentos com maior concentração de molibdênio. Apesar do molibdênio ter sido descoberto em 1778, seus benefícios são relativamente desconhecidos. A despeito disso, o molibdênio é extremamente importante para a manutenção de uma boa saúde.

Esse mineral é necessário para a criação e ativação de várias enzimas desintoxicantes, como a aldeído-oxidase e a sulfito-oxidase.

A aldeído-oxidase neutraliza os alcetadeídos, um produto metabólico da levedura, fungos e álcool. Esse produto metabólico também é um constituinte significativo do tabaco e maconha, bem como da exaustão automotiva.

Seu efeito irritante, e provavelmente cancerígeno, mostra um efeito sinérgico com a nicotina, aumentando as chances do vício por fumo.

Já a enzima mitocondrial sulfito-oxidase catalisa o processo de sulfoxidação, responsável pela conversão de sulfitos em sulfatos mais estáveis e seguros para serem expelidos pela urina.

O caso é que esse processo pode causar reações adversas em algumas pessoas, as quais incluem tensão muscular, dores de cabeça, enxaquecas, obstrução intestinal e até mesmo sintomas similares à asma.

Baixo índice glicêmico do feijão branco

Ricos em carboidratos, proteínas e fibras de lenta digestão, os feijões – inclusive os brancos – são considerados alimentos de baixo índice glicêmico. O índice glicêmico nada mais é uma lista que classifica os alimentos baseado no impacto que o mesmo terá nos níveis de açúcar do sangue.

Alimentos com alto índice glicêmico, como o pão branco e a batata, têm suas cadeias energéticas quebradas rapidamente durante a digestão, gerando um pico nos níveis de açúcar e insulina do sangue.

Esse rápido aumento é seguido por uma súbita queda nesses níveis. Estas flutuações são comumente relacionadas à problemas cardíacos, diabetes tipo 2, desejo por comidas ricas em glicose e cansaço repentino.

Por outro lado, os alimentos com baixo índice glicêmico, como o feijão branco, não implicam nesses súbitos aumentos nos níveis de açúcar sanguíneo. O que por sua vez ajuda a aplacar aquela fome fora de hora e as mudanças repentinas de humor.

Entretanto, os benefícios dos alimentos com baixo índice glicêmico não param por aí! Acredita-se que os alimentos com baixo índice glicêmico ajudam a reduzir o risco do desenvolvimento de doenças coronárias e de diabetes em adultos.

O feijão branco combate o armazenamento de gorduras

Assim como outros alimentos com baixo índice glicêmico, o feijão branco também oferece excelentes benefícios para quem quer perder peso. Quando os carboidratos em nossa comida fazem os níveis de açúcar do sangue subirem, o hormônio polipeptídeo, a insulina, produzido no pâncreas começa a ser excretado para baixar os níveis de açúcar sanguíneo.

Fazendo isso, a insulina faz com que as células do corpo utilizem o açúcar sanguíneo como energia. Entretanto, se os níveis de açúcar sanguíneo estiverem muito altos, a insulina pode fazer com que parte desse açúcar metabolizado seja estocado como gordura.

 É aí que alimentos com baixo índice glicêmico, como o feijão branco, ajudam muito todos àqueles que estão seguindo uma dieta para perder peso.

Além de ter um efeito suave nos níveis de açúcar do sangue, o feijão branco pode trazer benefícios pra aqueles que buscam perder peso devido à sua habilidade em estimular a produção de inibidores de alfa-amilase.

Os inibidores de alfa-amilase são conhecidos por reduzir a absorção de carboidratos, ou seja, diminuindo o armazenamento de energia em forma de gordura no corpo através de enzimas inibidoras responsáveis por quebrar o amido em um tipo mais simples de açúcar.

Os antioxidantes do feijão branco previnem as rugas

O feijão branco possui uma grande quantidade de antioxidantes, substâncias que combatem doenças e mantém uma boa saúde. Também acredita-se que os antioxidantes protegem as células do corpo contra os radicais livres, moléculas instáveis que causam danos celulares.

Assim sendo, os danos causados pelos radicais livres podem resultar em muitas doenças crônicas e degenerativas como certos tipos de câncer, arteriosclerose, trombose, artrite, doença cardíaca, problemas do sistema imunológico, doença de Alzheimer e demência.

Se você estiver numa dieta antirrugas, saiba que o feijão branco, além de proteger você de certas doenças, também previne as atividades dos radicais livres, oferecendo benefícios para a beleza como a prevenção do envelhecimento prematuro causado por exposição excessiva ao sol.

Quando seu corpo é exposto à luz solar, ele cria várias enzimas, conhecidas como metaloproteínases, que ajudam a reparar e remodelar o colágeno da pele danificado pelo sol. Entretanto, nem todas as metaloproteínases são benéficas para nós.

Algumas delas destroem as fibras de colágeno e elastina, facilitando o aparecimento de radicais livres para promover a produção destas metaloproteínases danosas. Os efeitos dessas metaloproteínases acabam por se acumular com o tempo, resultando em rugas e linhas de expressão.

Além de combater o surgimento das rugas provendo antioxidantes protetores da pele, o feijão branco também contém zinco, cobre e proteínas que também auxiliam na luta contra o enrugamento precoce da pele.

O feijão branco e sua alta carga de magnésio

O feijão branco contém uma generosa quantidade de magnésio. Este macromineral é importante para executar inúmeras funções chaves do corpo. A maioria de nós já ouviu isso antes, mas poucos estão realmente cientes dos benefícios do magnésio para o corpo.

De forma resumida, o magnésio ajuda a manter o potencial elétrico dos nervos e membranas musculares, além de ajudar a lidar melhor com o estresse. Fora isso, esse macromineral também é muito necessário para a saúde óssea.

Uma dieta rica em feijões e outros alimentos que contém magnésio é particularmente importante para aqueles que possuem risco de desenvolver deficiência em magnésio.

Os fatores de risco que aumentam a probabilidade do desenvolvimento dessa condição são: diarreia, doença celíaca, outros problemas gastrointestinais, alto consumo de álcool e diabetes mielitus.

Esperamos que tenham gostado desse resumo sobre os benefícios do feijão branco para a saúde. Não se esqueça de consultar seu nutricionista ou nutrólogo sobre os benefícios do feijão branco antes de ingeri-los ativamente em sua dieta, especialmente se tiver algum problema de saúde ou se estiver tomando medicamentos.

Compartilhe a ecologia!