A medicina da lontra inclui a sabedoria curativa da mulher, a sensibilidade sem suspeita, a orientação na revelação dos talentos, a consciência psíquica, a fidelidade, recuperação de problemas, compreensão do valor do tempo de brincar, energia feminina primitiva, alegria, brincadeiras e prognósticos.

Lontra

Animal de Poder Símbolo De Energia Primal Feminina e da Fidelidade

A medicina da lontra inclui a sabedoria curativa da mulher, a sensibilidade sem suspeita, a orientação na revelação dos talentos, a consciência psíquica, a fidelidade, recuperação de problemas, compreensão do valor do tempo de brincar, energia feminina primitiva, alegria, brincadeiras e prognósticos.

Existem 2 tipos de Lontra: a do rio e a de mar. Elas estão ligadas às energias femininas primitivas da vida – os elementos da Terra e da Água estão presentes em sua medicina.

São consideradas as mestras do jogo pelas culturas celtas e Nativas Americanas. Observar uma lontra sozinha ou em família nos mostra que é possível ver a vida como um jogo a ser apreciado, ao invés de um fardo a ser suportado. Viver não é doloroso, é um dom. A vida é muito curta para se preocupar tanto. Quando você era mais jovem – como a maioria das crianças – você sentiu que não queria envelhecer e não queria que a vida ficasse séria? Talvez desejou crescer e depois, quando se tornou um adulto, quis reviver sua infância, e não ter que viver uma vida tão séria? Você é uma pessoa muito austera agora? Se sim, então a lontra é a “coisa” certa para você nesse momento: ela te mostrará como voltar aos jogos de infância, como ter uma vida mais leve e divertida; fará florescer sua criança interior.

Se você está se perguntando como pode desistir de sua seriedade e aprender a ser mais leve, o comportamento deste guia pode ser uma indicação da direção certa. A lontra é extremamente curiosa e aparece frequentemente ao lado de canoas ou barcos a remo afim de investigar aqueles à bordo. A Curiosidade significa que alguém está interessado em seu mundo e ansioso para explorá-lo. Tudo que sabemos é informação que pode ser mantida ou rejeitada quando não for mais relevante. Ao descartarmos o conhecimento que não nos representa importância, tornamo-nos mais leves e lúdicos. Não se apegue a coisas materiais em sua vida, pois logo elas se tornam um fardo. Este animal também nos mostra como nos separar de nossos problemas, mas ainda assim, a ser curiosos sobre eles para encontrar uma resposta. Permita que os eventos se desdobrem naturalmente. Ter esta perspectiva sobre a vida nos ajuda a encontrar respostas tão facilmente como a lontra pega peixes. Tornar-se parecido com o totem é mover- se suavemente pelo o rio da vida.

A lontra representa a medicina feminina. São amigáveis, brincalhonas, e livres de ciúme. Se ela cruzar o seu caminho, lembre-se sempre  de criar um espaço para os outros entrarem em sua vida sem preconceitos ou suspeitas. Este guia nos ensina que a energia feminina equilibrada não possui ciúme ou malícia, mas irmandade e partilha com os outros; expressa alegria por todos. Lembre-se de que tanto homens como mulheres, têm um lado feminino. À medida que os humanos masculinos e femininos começarem a exibir este remédio, o mundo se tornará um lugar alegre onde todos podem viver felizes, sem medo de serem prejudicados.

Parte da energia vibrante da lontra está associada à sua profunda conexão com a água – ambiente onde passam a maior parte do tempo -, onde são muito rápidas e ágeis. Muitas vezes são vistas flutuando em suas costas com as patas saindo da água, divertidamente deslizando ou fazendo acrobacias. A água simboliza a receptividade e também tem sido associada há muito tempo com energias emocionais dos seres humanos. Ao invés de parar o fluxo por se preocupar com coisas que aconteceram, deixe a vida simplesmente ser. Aprenda a ser como a lontra, deslizando através dos altos e baixos emocionais da vida sem esforço.

O chamado de uma lontra assustada assume um som estranho e agudo, não muito diferente do de um bebê gritando. Elas não têm medo de seres humanos e possuem poucos inimigos naturais.

São excelentes pais, cuidando de seus filhos muito mais do que a maioria dos outros mamíferos marinhos. Os filhotes não nascem sabendo nadar e são ensinados por seus progenitores. Este animal de poder simboliza as energias criativas e nutritivas que residem dentro de nós e nos mostra como honrá-las. Apreciam a companhia de outros de seu tipo, e raramente são vistos sozinhos. As pessoas da lontra se beneficiariam de viver na água ou perto dela, e, geralmente, encontram conforto nas interações grupais.

Compartilhe a ecologia!